sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

lenda urbana

urban_legend_2_by_on_a_plain
Quando tive a idéia de fazer esse post, as primeiras lendas que me vieram a cabeça foram: crocodilos nos esgotos de NY, serial killers com mão de gancho, cadáveres  disfarçados de decoração de halloween e mais trocentas outras lendas tipicamente norte-americanas.  Mas, todas elas são muito distantes da nossa realidade, nossos esgotos não são muito misteriosos pois vivem a céu aberto, nós não temos halloween no Brasil (pelo menos em grande parte dele) e serial killers não são tão comuns aqui como são lá nos EUA.  Então pensei, porque não fazer um post somente com lendas brasileiras? Acho que vocês devem estar pensando a mesma coisa que eu pensei quando tive a idéia, Saci Pererê, Boi Tatá, Curupira e assim por diante (se bem que eles não são exatamente lendas URBANAS, e sim mitos que fazem parte do folclore brasileiro). Depois de uma extensa pesquisa, consegui juntar algumas lendas realmente urbanas e bem tupiniquins. Pra falar a verdade, até me surpreendi com o resultado dessa pesquisa, pois, na imagem que tinha da cultura popular brasileira, lendas urbanas não se encaixavam muito bem, não com a mesma sinergia que vejo nos norte-americanos. Felizmente o quadro é outro, e por isso fiz essa pequena relação com as lendas urbanas brasileiras mais recorrentes e coloquei aí em baixo. Divirtam-se.
A Loira do Banheiro (ou a Mulher de Algodão, ou ainda a Big Loira)
Essa é sem dúvida a lenda mais conhecida da lista, já tinha ouvido diversas versões diferentes em diversos estados diferentes  dessa mesma lenda, mas no final, a base era quase sempre a mesma. Uma aluna (algumas vezes uma professora) loira e muito bonita que aparece nos banheiros dos colégios assustando os estudantes que matam aula. Uma constate em todas as versões é o algodão, a Loira está sempre envolta nele, ou com ele saindo de suas feridas, olhos e ouvidos. Algumas versões a retratam como um professora que foi assassinada por alunos revoltados, que não satisfeitos, a torturaram fazendo cortes profundos em sua pele e enfiando algodão nas feridas. Em outras versões ela é uma aluna que morreu no banheiro da escola enquanto matava aula (às vezes devido a um escorregão que terminava com sua cabeça na privado, outras vezes ela morria sufocada com um mau cheiro que saía do ralo, bizarro mesmo!), após sua morte, seu espirito passou a ficar vagando pelos banheiros assustando os alunos que matam aula como ela fazia, nesse caso o algodão é referente aos tufos que os médicos enfiam no nariz, boca e ouvidos dos mortos por conta das secreções post mortem. Há ainda quem diga que pode-se invocar a Loira do Banheiro dando descarga três vezes, depois chutando o vaso uma vez e por fim virando-se rapidamente para o espelho.
ouija
A brincadeira do copo
Junto com a Loira do Banheiro, essa é outra das mais famosas, até porque muitos dos que estão lendo isso agora já devem ter "brincado" de invocar espíritos com um copo alguma vez durante sua adolescência. A lenda em torno dela (fora a própria efetividade da brincadeira) é a de um grupo de amigos que resolveu fazer a famigerada brincadeira durante uma festa, um deles era descrente e só de sacanagem resolveu perguntar se alguém naquela mesa iria morrer recentemente, a resposta foi sim e logo em seguida o copo (em algumas versões ele é substituído por uma lapiseira) se estilhaça na frente de todos. Algum tempo depois, eles ficam sabendo que o rapaz cético que não "respeitou” o espírito havia morrido num acidente de carro.
hombresaco
O Homem do Saco
Derivada dos mendigos que permeiam todas as cidades, essa lenda é usada pelas mães para assustar os meninos malcriados que saem para brincar sozinhos na rua. De acordo com ela, um velho malvestido, e com um enorme saco de pano nas costas, anda pela cidade levando embora as crianças que fazem "arte".  Em algumas versões, o velho é retratado realmente como um mendigo, outras ainda o apresentam como um cigano; creio que isso dependa da região do país onde ela é contada. Há ainda versões mais detalhadas (entendam como cruéis) em que o velho (mendigo ou cigano) leva a criança para sua casa e lá faz sabonetes e botões com elas.
Evil_Baby_by_Xgblader
O Bebê Diabo
Essa lenda foi popularizada pelo famoso (e extinto) jornal NP (Notícias Populares) que circulou por 20 anos no Brasil e criou diversas das lendas urbanas que conhecemos, dentre elas está a do Bebê Diabo. Segundo o jornal ele era um bebê que nasceu com chifres, cascos e rabo e, de acordo com a mãe da criança, o próprio capeta era o pai. Provavelmente ele não passava de um criança que nasceu com algum defeito genético, mas como "bebês satânicos" vendem mais que "crianças deformadas", ele acabou ganhando esse estigma.
The_Road_of_Destiny_by_akirmak
A Mulher da Estrada
Essa também é muito conhecida, seu surgimento ocorreu em meados dos anos 50/60 devido ao grande crescimento de rodovias que se deu nesses anos. Na maioria das vezes, a lenda fala de uma mulher loira (que pode ser trocada por uma índia ou prostituta) que fica na beira da estrada pedindo carona para os motoristas que passam, quando um resolve parar (muitas vezes caminhoneiros) ela conduz a pessoa até um cemitério próximo, chegando lá a bela mulher desaparece deixando o motorista sem entender nada, logo depois ele a reconhece na foto de uma das lápides. Em outras versões ela simplesmente desaparece dentro do próprio veículo, depois o motorista descobre pelos moradores das redondezas que a moça havia sido atropelada há muitos anos naquela mesma estrada.  Algumas vezes, antes de desaparecer, o espírito da mulher pede ao motorista que ele construa uma capela no lugar onde ele a encontrou para que assim ela possa finalmente descansar em paz. Há ainda versões em que ela se deita com o motorista que quando acorda no dia seguinte descobre que ela simplesmente desapareceu sem deixar vestígios de sua existência. Uma versão mais sangrenta diz que a loira, antes de desaparecer, seduz o motorista que quando tenta beijá-la, acaba perdendo a língua.
Outras versões dessa lenda se passam em cidades grandes e são protagonizadas por motoristas de táxi, nelas o taxista recebe uma passageira muito bela e jovem, ela pede uma corrida até um cemitério qualquer da região, chegando lá ela dá ao motorista o endereço de sua casa e diz que lá ele irá receber seu pagamento, no dia seguinte, quando o motorista vai receber o dinheiro, o pai da menina lhe diz que é impossível sua filha ter feito essa corrida, afinal, ela havia morrido há muitos anos. O taxista, sem entender nada, fica ainda mais confuso ao reconhecer numa foto a menina que ele conduziu no dia anterior.
boneco-fofao1
Os bonecos malditos
Essa história tem várias versões, alguns dizem que a boneca da Xuxa era amaldiçoada e que à noite ela ganhava vida e matava as criancinhas (há também quem diga que ao invés de matar as crianças, a boneca fazia com que elas  matassem seus pais). Outros dizem que o boneco do Fofão vinha com uma adaga (ou uma vela negra, ou ainda um revólver) dentro dele.
Algumas versões mais estendidas diziam que esses bonecos eram fabricados por uma seita satânica e que essa seita os "carregava" com energias “demoníacas” para levar as crianças para o "mal". Foram tantas versões sobre o assunto que chegaram a chamar os inocentes brinquedos de Caixas de Pandora.
The_Clown_by_TinyPilot
A Kombi (ou gangue) do Palhaço
Essa é uma das que mais me assusta (tenho um baita medo de palhaço devido a um trauma de infância que depois eu conto). Ela foi bem difundida em meados dos anos 90. Grande parte de sua fama deriva do supra citado Notícias Populares, de acordo com ele, uma gangue de palhaços (que às vezes tinham também uma bailarina entre eles) rondava os grandes centros numa Kombi branca, parando nas praças onde apresentavam seu show; no meio da bagunça eles raptavam as crianças. Seus fins eram dos mais diversos: seqüestro, tráfico de órgãos e prostituição são somente algumas das suposições. Uma outra versão ainda diz que não era uma gangue e sim um único palhaço que raptava as crianças com o intuito unicamente de matar, como um serial killer mesmo.
drowning_by_alsebka
O Cadáver nas Garrafas de Coca-Cola (ou na Caixa D’água)
Essa é bem famosa e eu cheguei a ouví-la da minha própria mãe (mas na versão dela aconteceu lá em Porto Seguro - BA, minha terra natal, e, ao invés de um homem, era um burro). De acordo com a lenda, um funcionário da Coca-Cola teria sofrido um infarto enquanto operava um dos tanques de refrigerante, seu corpo teria caído dentro do tanque, que, de tão fundo, ninguém via o corpo mergulhado na Coca-Cola. Ele teria ficado lá por dias se decompondo e sendo engarrafado. Essa lenda foi tão forte que em seu ápice ela chegou a diminuir as vendas da Coca-Cola em todo território tupiniquim. Uma variação dessa lenda (a que eu ouvi) acontece na maior caixa-d’água de uma cidade pequena, água essa que supria a cidade inteira.
Bom galera, essas são somente algumas das lendas mais famosas, eu nem cheguei a falar sobre os anéis de latinha, da manga com leite, das seringas contaminadas com AIDS ou sequer  das lâminas dentro das maçãs. Durante minha pesquisa encontrei várias lendas muito legais (tem um site com mais de 100 delas) mas que não coloquei aqui por conta de espaço e para dar a vocês a chance de deixarem nos comentários alguma lenda famosa da sua região ou que vocês tenham vivido (isso sim seria interessante). Dependendo da quantidade de lendas comentadas, quem sabe não sai uma segunda parte só com lendas urbanas dos leitores!

mensagem de amizade

Mensagem de amor

Resumo das novelas


                                                        A emissora ainda não divulgou o resumo do último capítulo






Max e Beatriz selam seu acordo para afastar Solano e Manuela. Amélia pede para Vitor esquecê-la. Safira e Geraldo se beijam. Max vê os dois juntos e ela teme que o fazendeiro conte para Cirso. Manuela fica aflita com as insinuações de Max sobre o exame de DNA. Ao ajudar Cotinha a servir as mesas, Neca derruba uma travessa em cima de Glorinha. Mariquita pergunta por Solano para Aspásia. Max suborna o enfermeiro que o atende na clínica onde fez o teste de DNA.

Safira confessa a Pérola que está apaixonada por Geraldo. Bruno pede a mão de Terezinha em casamento para Padre Emílio. Estela devolve o livro de Antoninha para Solano. Terezinha e Bruno conversam sobre o casamento. Mamed entrega para Lenita outro presente de seu admirador secreto. Safira fica revoltada com a repreensão de Pérola por ela ter se envolvido com Geraldo. Beatriz diz para Solano que Max pode ser seu pai.





Renato e Marcela se beijam. Jacques rompe o compromisso de venda da sua grife para Valentim. Jaqueline briga com Breno por ter mentido para Thaísa e exige que ele conserte a situação. Magali pede a Armandinho que perdoe a avó. Jacques acerta a venda de sua marca para Thales. Pedro tenta se aproximar de Camila, mas ela o rejeita.

Ariclenes aconselha Nicole a assumir que tem um caso com Valentim para acalmar a imprensa e salvar a carreira de Desirée. Renato se anima com a chance de reconquistar Marcela. Luísa ouve Edgar falando com Amanda ao telefone. Thales conta para Jaqueline que fechou negócio com Jacques e ela arma um plano para impedir que o estilista se mantenha como diretor criativo da marca.

Desirée vê Armandinho com Magali. Pedro arma uma confusão em frente ao prédio de Camila. Edgar indica Amanda para substituir Desirée nas campanhas. Graça desacata Luísa e é demitida. Nicole se propõe a dar uma entrevista para Adriano. Ariclenes é questionado por Queiroz a respeito de Victor Valentim. Thales toma posse do ateliê de Jacques e Jaqueline surge.






Raquel conta a sua história para Pedro, que fica sensibilizado. Denis avisa a Maicon o dia da viagem à Europa. Josiane pede demissão. Cláudia fica chocada ao descobrir que Raquel é filha de Fausto. Dona Zica se preocupa com a decisão de Maicon em trabalhar para Denis. Cláudia conta para os filhos sobre sua relação com Maria Eduarda. Raquel pede perdão a Cláudia em nome de sua mãe. Maicon fica indignado com as condições de Denis para que ele seja o seu assessor.

Agenor afirma a Cláudia que não sabia que Raquel era sua neta. Maicon expulsa Denis do Botecão e todos o aplaudem. Duda afirma a Catarina que ela só rejeita Raquel por estar com ciúmes de Pedro. Theo conversa com o irmão sobre Raquel. Fausto e Cláudia falam sobre Raquel. Maicon pede para Marlene agenciá-lo, mas descobre que ela já trabalha para Denis. Catarina chama Pedro para fazer um trabalho de escola, mas não aceita que Raquel entre no grupo.




Ricardo encontra Solange bêbada e diz a ela que vai chamar seu pai. O homem mascarado se passa por camaleão e diz a Irene que vai lhe mostrar o verdadeiro vídeo do atentado. Augusto, ao ficar sabendo do suposto sequestro da jornalista, diz a Vitório que deu a ela um chaveiro com um chip para poder localizá-la e, imediatamente, dá ordens a seus agentes para que a encontrem. José Inácio diz a Manuel que vai viver com ela e seus filhos e, emocionado, admite que vai sentir muita falta de sua filha Mercedes.

Leônidas consegue fugir com Sebastião e Valentina, e comenta com eles que conseguiu pegar as gravações da jornalista. Francisca, furiosa, diz a Solange que foi em vão seu sacrifício de não assinar o divórcio, já que ela não consegue cumprir o que prometeu. O “Amo” diz a Sebastião e Valentina que fizeram um bom trabalho. Irene encontra vídeo com a gravação do atentado e é chantageada por Augusto. Francisca diz a Augusto que, pelo bem de Solange, chegou o momento de voltar a viver juntos.




Enquanto Niltinho volta para Joinville cheio de planos, Lina é internada em estado grave. Na prisão, Leopoldo recebe uma encomenda. Daniel tenta justificar seu ciúmes por Dolores e deixa Malvina furiosa. Depois ele discute com a mulher e ameaça matá-la se voltar a traí-lo.

Desprezado por Ana, Zé Trovão está cada vez mais envolvido com Sofia e os dois se beijam na beira do rio. Sem saber como resolver sua vida amorosa, Ana se abre com Clarice e fala sobre a interferência dos traumas do passado em seu relacionamento com Zé Trovão. Leopoldo foge do presídio de segurança máxima.



Pérola se recusa a entregar a criança e Tomás ameaça denunciá-la como impostora. Júnior e Malvina comemoraram o sucesso do plano para separar Pérola e Tomás. Desesperada, Pérola pede a ajuda de Benjamin e foge com o menino. Furioso, Tomás assume diante de todos que é o pai de Carlinhos e diz que está disposto a lutar na justiça pela guarda do filho. Rosália fica perplexa ao descobrir a verdadeira identidade de ”Eva”.




José Armando, revoltado, não aceita os conselhos dos médicos que o examinaram. Álvaro e Esmeralda fazem planos para o casamento e lua de mel, mas Álvaro percebe que Esmeralda não está feliz. Branca também percebe a tristeza da filha e Esmeralda admite que ama muito José Armando. Sabiá leva José Armando para passear pelos mesmos lugares que levava Esmeralda. José Armando começa a recordar e percebe que jamais poderá esquecê-la.

Álvaro está cada vez mais convencido de que Esmeralda está sacrificando sua felicidade para se casar com ele e decide libertá-la do compromisso. Álvaro confessa que foi desleal com ela e com José Armando, pois há muito tempo, o seu ex-marido se ofereceu para registrar José Rodolfo como seu filho. Mas ele, com medo de perdê-la, não contou nada. Álvaro pede a Esmeralda que vá para a Casa Grande e recomece sua vida ao lado de seu grande amor.

Previsão do tempo:

Encruzilhada do sul

sex
Possibilidade de tempestade
30°C | 19°C



Camaquã


sex
Possibilidade de tempestade
30°C | 19°C



Caxias do sul


sex
Possibilidade de tempestade
27°C | 16°C



Arambaré


sex
Possibilidade de tempestade
27°C | 23°C



Porto alegre


sex
Possibilidade de tempestade
31°C | 20°C



Pelotas


sex
Possibilidade de tempestade
30°C | 20°C

horóscopo

Áries
Áries
Variável
TRABALHO: Você terá paz de espírito para tornar o dia produtivo, com golpe inesperado de sorte. AMOR: A pessoa amada exige mais atenção. SAÚDE: Faça exercícios físicos regularmente. 690 – cores claras.
Touro
Touro
Perturbado
TRABALHO: Tendência a discutir por motivos menores; sua intransigência poderá atuar contra seus interesses perante os superiores. AMOR: Desavenças sérias. SAÚDE: Contenha sua impaciência. 542 – marrom.
Gêmeos
Gêmeos
Razoável
TRABALHO: Você terá dúvidas sobre sua própria competência para aproveitar excelente oportunidade de ganhos extras. AMOR:Desencontros e intrigas no romance. SAÚDE: Vigie sua taxa de colesterol. 081 – branca.
Câncer
Câncer
Difícil
TRABALHO: Você deverá ter cautela a tudo que envolva negócios e dinheiro para evitar prejuízos.AMOR: A pessoa amada quer mais tempo ao seu lado. SAÚDE: Indisposição passageira. 329 – azul.
Leão
Leão
Variável
TRABALHO: Algumas cobranças que você julga injustas poderão lhe irritar. AMOR: Seja ponderado nas conquistas e não apresse os acontecimentos. SAÚDE: Cuide da postura para evitar dores lombares. 931 – vermelha.
Virgem
Virgem
Ótimo
TRABALHO: Bela capacidade para coordenar e comandar proporcionará alta produtividade. AMOR: Sua presença é importante na família. SAÚDE: Boa disposição na parte da tarde. 758 – verde.
Libra
Libra
Difícil
TRABALHO: A monotonia dos fatos impedirá você de avançar com boas idéias em seus projetos.AMOR: Alguém tentará intrigá-lo com a pessoa amada. SAÚDE: Evite esforços físicos. 492 – amarela.
Escorpião
Escorpião
Calmo
TRABALHO: Aproveite a facilidade que tem hoje para induzir os outros a seus pontos de vista que são os acertados. AMOR: Procure mais a pessoa amada. SAÚDE:Disfunções intestinais passageira. 849 – laranja.
Sagitário
Sagitário
Agitado
TRABALHO: A falta de informação o fará correr mais do que seria necessário. AMOR: A falta de apoio dos familiares mais próximos o irritarão. SAÚDE: Problemas renais. 375 – marfim.
Capricórnio
Capricórnio
Bom
TRABALHO: Ambiente rotineiro mostre do que você é capaz e não tenha vergonha de ser melhor em algumas atividades.AMOR: Concordâncias e planos no romance. SAÚDE: Boa. 116 – prata.
Aquário
Aquário
Variável
TRABALHO: Dia em que você poderá desenvolver com calma seus assuntos mais importantes. AMOR: Vida sentimental em clima de rivalidade. SAÚDE: Cuide mais do seu coração. 213 – mostarda.
Peixes
Peixes
Agradável
TRABALHO: Possibilidade de influências positivas de pessoas de destaque, sobre sua vida profissional. AMOR: Adie a solução de problemas afetivos. SAÚDE: Faça caminhadas leves. 695 – rosa.